VOLUNTARIADO DE CAMPO

Em 12 de março de 2007, na primeira reunião de Diretoria da Presidente Geral Marília Pereira Lopes, por sugestão da 3ª Vice Presidente Juçara Mª Busnardo Gulin e da 1ª Secretária Maryse Manfredini Hapner, foi criado o Voluntariado de Campo, composto por operárias que fariam as visitas às entidades cadastradas na Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia.

O primeiro grupo de Voluntárias de Campo foi composto pelas seguintes operárias:

Jussara Mª R. Cavalieri          Mª Elisa Artigas Grillo

Ana Mª Munhoz da Rocha     Gleusa P. Fleischfresser

Pureza Ribas Gaensly            Eneida Passos

Soeli Fanchin Rocha              Marilene S. Mercoline

Zuleika Hauzler                        Orminda Vieira Klank

Tânia Cichon                            Marlise Aguiar Ribeiro

Yeda França                             Mª Rita Rebello Lacolla

Mª Bernadeti Fuck                   Lenita Lacerda

Denise Martinelli                      Cristina Rucker Curi

Teresinha Werneck                 Neide Fleischfresser

Jane Garcia Dacorso

Desde a sua criação o Projeto Voluntariado de Campo, cresceu e tornou-se parte muito importante nas atividades desenvolvidas pela Associação, estando incluído no calendário anual de reuniões da Associação.

Na gestão da Presidente Geral, Sandra Regina Zanetti, foi criado o cargo de Coordenadora do Voluntariado de Campo, o qual faz parte da Diretoria Geral, cargo este ocupado desde a sua criação pela operária Tânia Cichon.

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO VOLUNTARIADO DE CAMPO:

Projeto desenvolvido e elaborado pelas operárias voluntárias da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia.        Cerca de quarenta operárias, reúnem-se mensalmente, em local determinado antecipadamente, e neste local recebem fichas com os dados das entidades cadastradas pela Associação para visitação e verificação das reais necessidades e condições de atendimento destas entidades.

Após a distribuição das fichas, as entidades já visitadas são avaliadas e no grupo são discutidas as condições em que se encontram as mesmas e as suas reais necessidades. Também são apresentadas novas entidades que desejam participar do cadastro da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, para visitação e avaliação e, se aprovadas entrarão no cadastro para receberem donativos quando solicitarem.

Este trabalho tem por finalidade aproximar as operárias da Associação dos locais onde se processam os atendimentos: casas lares, asilos, hospitais, escolas e orfanatos para que, conhecendo os locais onde são feitas as doações, a Associação de Santa Rita participe ativamente das mudanças estruturais, sociais e de manutenção das entidades cadastradas e assistidas.

As voluntárias também esclarecem às entidades sobre os recursos que podem ser solicitados à Associação e que são permitidos pelo Estatuto da Associação, bem como o real destino e a aplicação das doações recebidas.

Nestas visitas, também são verificadas documentação, o funcionamento legal da entidade e a atualização cadastral (local, telefone, direção, nº de pessoas atendidas, etc..).

As visitas são realizadas em dupla de operárias e conforme endereço escolhido pelas mesmas, preenchidas as fichas com as anotações e datas para controle posterior e informações quando se fizerem necessárias.

A avaliação do trabalho é realizada no decorrer das reuniões mensais, quando as voluntárias repassam as informações coletadas nas visitas e as participantes analisam os dados apresentados e, se surgirem dificuldades ou irregularidades, é feito o diagnóstico e colocado para nova verificação e apreciação da Diretoria Geral para solução dos problemas.

Desta forma, as voluntárias promovem a aproximação das demais operárias da Associação com as entidades cadastradas através do conhecimento adquirido nas visitas realizadas pelas operárias de campo.

O contato com os assistidos, promove a gratificação humana no sentido de trazer para a Associação de Santa Rita, a gratidão e a satisfação dos que recebem as doações. Através deste contato, a mão que doa, fica ciente que a sua ajuda tem um destino conhecido e visitado pelas operárias, que relatam as verdadeiras condições dos locais assistidos e os benefícios recebidos.

Seja um voluntario

Generated with MOOJ Proforms Basic Version 1.3