Histórico Oficina Nossa Senhora das Mercês

No dia 26 de junho de 1974, realizou-se a primeira reunião desta oficina na residência da Sra. Eloína Elza Prolik, localizada na Rua Júlio Perneta, 700. Esta oficina foi desmembrada da Oficina Nossa Senhora do Rosário, em razão do elevado número de associadas.

Assim foi constituída a primeira diretoria:

Presidente: Eloína Elza Prolik
Vice-Presidente: Edith Alice de Lacerda
2ª Vice-Presidente: Lourdes Andrusko
3ª Vice Presidente: Ana Maria Tiepelmann
1ª Secretária: Maria da Conceição Hauser
2ª Secretária: Nilza Guimarães Bueno
1ª Tesoureira: Marly Kluppel
2ª Tesoureira: Linda Kalluf Daher
Roupeiras: Maria Lenita Zagonel Ciruelos e Arlete Bueno

Durante oito anos, a Senhora Presidente desempenhou sua função com eficiência e dedicação, prestando serviços às entidades beneficentes de nossa cidade e às pessoas necessitadas e menos favorecidas.

Em março de 1982, a Senhora Eloína Elza Prolik precisou se afastar temporariamente e passou a presidência às suas vice presidentes.

Até 1986, as outras presidentes continuaram exercendo suas funções nos mesmos moldes da anterior, num clima de camaradagem, eficiência, respeito e amizade. Neste mesmo ano foi formado um Conselho deliberativo formado por quinze operárias, que decidiu que a Presidente da Oficina seria eleita por voto direto a cada dois anos, os cargos de primeira secretária e primeira tesoureira seriam vitalícios e os demais cargos sofreriam rodízios de dois em dois anos, podendo participar todas as operárias.

A Senhora Eloína permaneceu na presidência até o ano de 1999, sendo eleita por aclamação todas as vezes, quando precisou se ausentar novamente. Retornou em 2005 e empossou nova diretoria para reconduzir seus trabalhos até a presente data.

Foram presidentes da Oficina:

1982/1983 - Lourdes Andrusko e Edith Alice de Lacerda
1983/1984 - Ana Maria Tiepelmann
1984/1985 - Maria Lucia Ceccon Fagnani
1985/1986 - Yolanda Watfe Macedo
1986/1999 - Eloína Elza Prolik
1999/2000 - Zoleide Cordeiro Cavalcanti
2000/2004 - Zuley Cavalcanti Weinhardt
2005/Presente - Eloína Elza Prolik

Atualmente, fazem parte da oficina 60 operárias, 20 contribuintes e 19 benfeitoras.