ASSOCIAÇÃO E OFICINAS DE CARIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA

Madri, ano de 1901. Vendo as necessidades que passavam os mais pobres o Pe. Salvador Fonte incentivou um grupo de senhoras a fazer trabalhos manuais para serem doados aos carentes. Surgiu assim a ASSOCIAÇÃO E OFICINAS DE CARIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA, que é uma entidade internacional.

A primeira Oficina brasileira foi fundada em 1926 na cidade de São Paulo.

Chegou a Curitiba em 1958, por iniciativa, espírito de solidariedade e amor ao próximo da senhora Edith França Alves. Permanecendo por 10 anos na presidência, desenvolveu e estruturou as bases de nossa Associação como um modelo de trabalho voluntário.

A Associação, a exemplo das demais espalhadas pelo país ajuda a todos sem discriminações, atuando como entidade de apoio e não mantenedora, de qualquer instituição assistencial por ela cadastrada.

Através de uma Diretoria Geral e um Conselho Fiscal e Consultivo, as dezoito Oficinas mantém uma unidade de procedimento que garantem a credibilidade e as obrigações legais da Associação.

Durante cinquenta anos o nosso lema tem sido servir sempre e a Caridade é a nossa bandeira, para que num trabalho constante, possamos concretizar os nossos ideais, agasalhando e alimentando os nossos irmãos desamparados.

REGISTROS GERAIS

Estatuto e Regimento Interno registrado no Primeiro Ofício de Registro de Títulos e Documentos sob nº 91062 averbados a margem do Livro A, Pessoa Jurídica nº 9390 em 25 de novembro de 2004.

Reconhecimento de Utilidade Pública Estadual Lei nº 6.1999/ 12/ 07/1971.

Registro na Delegacia da Receita Federal para abatimento de doação processo SC. FAZ 181/73

Atestado de Funcionamento Processo nº 771/258-19/95 P.M.C.

Registro de Utilidade Pública Municipal nº 5286 em 30/12/1975.

CNPJ – M.F. sob nº 76.716.083/0001-81.

Sede Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 1787 – Rebouças – Curitiba Pr CEP 80230-070

EXERCÍCIO 2019

A Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia inicia o biênio 2019/2020 contando com 1.200 operárias, entre ativas, contribuintes e benfeitoras, atuando em suas 18 Oficinas.

Para bem desenvolver seus trabalhos, cada grupo (Oficinas), realiza eventos de várias modalidades, como almoços, lanches, bazares, tardes beneficentes, rifas, etc. Além destas fontes de recursos, há as contribuições mensais das operárias e doações de benfeitores.

O maior e mais tradicional evento realizado pela Associação é A Feira de Santa Rita, que acontece sempre no último final de semana de novembro e que faz parte do Calendário Oficial da Cidade de Curitiba. Desta verdadeira festa da caridade participam todas as oficinas com suas operárias, algumas instituições convidadas, além de artesãos e comerciantes interessados em divulgar seus produtos e colaborar com o Natal das entidades beneficiadas.

Estão cadastradas na Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia 160 entidades assistenciais, como asilos, hospitais, creches, casas-lares, clubes de mães, grupos de ação social, etc.

Estas instituições, localizadas em Curitiba, Região Metropolitana, litoral e alguns municípios do interior do Paraná, são visitadas periodicamente por grupos de operárias, que acompanham o trabalho, as especificidades e necessidades de cada uma.

No último ano, foram realizados 697 atendimentos, num total de 64.624 Kg, 11.208 litros de alimentos, além de material de higiene, material de limpeza, fraldas, enxovais para bebês, brinquedos, entre muitos outros tipos de doações.

Diretoria Biênio 2017|2018

Milton Riquelme de Macedo

Pedro José Dalla Riva

Vicente Rando Neto