ASSOCIAÇÃO E OFICINAS DE CARIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA

Madri, ano de 1901. Vendo as necessidades que passavam os mais pobres o Pe. Salvador Fonte incentivou um grupo de senhoras a fazer trabalhos manuais para serem doados aos carentes. Surgiu assim a ASSOCIAÇÃO E OFICINAS DE CARIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA, que é uma entidade internacional.

A primeira Oficina brasileira foi fundada em 1926 na cidade de São Paulo.

Chegou a Curitiba em 1958, por iniciativa, espírito de solidariedade e amor ao próximo da senhora Edith França Alves. Permanecendo por 10 anos na presidência, desenvolveu e estruturou as bases de nossa Associação como um modelo de trabalho voluntário.

A Associação, a exemplo das demais espalhadas pelo país ajuda a todos sem discriminações, atuando como entidade de apoio e não mantenedora, de qualquer instituição assistencial por ela cadastrada.

Através de uma Diretoria Geral e um Conselho Fiscal e Consultivo, as dezoito Oficinas mantém uma unidade de procedimento que garantem a credibilidade e as obrigações legais da Associação.

Durante cinquenta anos o nosso lema tem sido servir sempre e a Caridade é a nossa bandeira, para que num trabalho constante, possamos concretizar os nossos ideais, agasalhando e alimentando os nossos irmãos desamparados.

REGISTROS GERAIS

Estatuto e Regimento Interno registrado no Primeiro Ofício de Registro de Títulos e Documentos sob nº 91062 averbados a margem do Livro A, Pessoa Jurídica nº 9390 em 25 de novembro de 2004.

Reconhecimento de Utilidade Pública Estadual Lei nº 6.1999/ 12/ 07/1971.

Registro na Delegacia da Receita Federal para abatimento de doação processo SC. FAZ 181/73

Atestado de Funcionamento Processo nº 771/258-19/95 P.M.C.

Registro de Utilidade Pública Municipal nº 5286 em 30/12/1975.

CNPJ – M.F. sob nº 76.716.083/0001-81.

Sede Rua São Pedro 122 / 1301 ( Sempre na residência da presidente Geral ).

EXERCÍCIO 2012

No ano de 2012 a Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia totalizou 1076 (hum mil cento e setenta e seis) sócias distribuídas em sócias operárias, contribuintes e benfeitoras.

Visando arrecadar recursos necessários aos atendimentos solicitados as Oficinas Associadas organizaram 171 (cento e setenta e uma) ações  como jantares, lanches, tardes beneficentes, bazares, rifas, etc.. Que aliadas às contribuições de suas sócias e doações recebidas possibilitaram a realização deste trabalho voluntário.

Nossa principal promoção é a FEIRA DE SANTA RITA, onde participam todas as Oficinas e algumas entidades cadastradas, que vem sendo feita à 30 anos com a finalidade de garantir um Natal mais solidário a nossa população carente.

Estão cadastradas na Associação 169 entidades: albergues, asilos, lar de idosos, casas de apoio, casas lares, centros de educação infantil, comunidades e famílias carentes, escolas, creches, contraturnos, grupos de ação social de Paróquias, hospitais e orfanatos. Foram totalizados 822 ( oitocentos e vinte e dois atendimentos ). Entidades estas que são visitadas anualmente por uma equipe de  voluntárias que verificam a idoneidade e a real necessidade de auxílio das mesmas. Sendo que o cadastro é aberto para novos cadastramentos , podendo assim aumentar o número de assistidos.

Atendemos principalmente entidades sediadas em Curitiba, Região Metropolitana e litoral do Paraná.

Diretoria Biênio 2017|2018

PRESIDENTE:

Jussara Maria Pereira Lopes El Sarraf

VICE-PRESIDENTES:

1ª – Ana Lia Rocha de Macedo 2ª - Ligia Maria Turkiewcz Archegas 3ª – Marisol Gabasa Barrachina

SECRETARIA:

Pedro José Dalla Riva
Valdo Zanette
Vicente Rando Neto

COORDENADORA DO VOLUNTARIADO DE CAMPO:

Tania Regina de Castro Penetta Cichon

DIRETOR JURÍDICO: